dra-03

Atendimento

Consulta Comportamental

Para mais informações sobre o atendimento comportamental entre em contato

O que é?

Muitas pessoas ficam intrigadas sobre o que fazemos na consulta comportamental… Colocamos os cães em divãs? Algum exercício de telepatia? Nada disso, gente! A medicina veterinária comportamental é a especialidade que trata dos distúrbios comportamentais, e por consequência dos estados emocionais dos nossos pets.

Como é feito?

Para fazer isso, trabalhamos com total embasamento científico, usando três pilares: Modificação Ambiental, Modificação Comportamental e os Psicoativos.

Eu acredito que o grande desafio do profissional é garantir que a família compreenda o diagnóstico do seu animal e como ele impacta sobre a vida de todos, mas principalmente o sofrimento e as limitações que isso causa para aquele cão ou gatinho.

O tratamento proposto sempre vai exigir muita dedicação e tempo dos humanos envolvidos e isso pode ser um grande desafio, pois todos sabemos que mudar hábitos e rotinas não é algo simples. Porém, quando a família cria consciência sobre o estado emocional e o sofrimento de seu animal, ela pode se colocar no lugar do animal e criar força para mudar. Sim, a mudança na terapia comportamental é essencial, mas não apenas mudança de ação, mas de perspectiva.

Quais são os pontos principais?

Nós, profissionais, precisamos avançar, não basta mudar comportamentos ou muito mesmo apenas suprimi-los, precisamos focar em melhorar os estados emocionais, de forma a aumentar as emoções positivas em nossos amados cães e gatos.

Por isso eu convido você a embarcar nestes passos:

  • Melhorar nossa comunicação com as famílias
  • Não induzir estados emocionais negativos em nossos pacientes
  • Induzir estados emocionais positivos em nossos pacientes
  • Gerenciar os estressores
  • Adotar uma perspectiva canina/felina
  • Elaborar o plano terapêutico de forma individualizada

Quais as principais queixas?

As queixas comportamentais mais comuns em cães são: Agressão contra cães e/ou pessoas, Ansiedade, Medos e Fobias e os comportamentos repetitivos.

Em gatos são: Agressão contra pessoas e/ou gatos, Micção Inapropriada e Comportamentos Repetitivos.

O atendimento comportamental também é bastante procurado em casos de mudanças na rotina da família: chegada de bebê, mudança de residência, chegada do filhote (canino e felino) e no gerenciamento do estresse para pacientes com doenças crônicas.